A indústria da manufatura está sofrendo uma revolução. Cada vez mais, as estratégias de inbound marketing para manufaturas vêm sendo usadas nesse setor da economia e alavancando a forma como essas empresas conquistam espaço no mercado.
O inbound marketing é um conjunto de técnicas que têm o intuito de captar a atenção e o interesse do público-alvo e fazer com que o negócio alcance maior visibilidade no mundo online.
Hoje em dia, as estratégias de marketing são utilizadas em qualquer tipo de negócio que busque atrair o consumidor e promover, assim, um melhor relacionamento com a marca. Elas são uma ótima solução para empresas de manufatura, independente do seu tamanho.
Pensando nisso, apresentaremos, neste post, razões de como o inbound marketing para manufaturas pode ajudar a alavancar as vendas de empresas. Acompanhe a leitura!
Identifique o perfil das personas
Conheça o perfil do público-alvo que precisa do seu conteúdo e que tem interesse em consumir os seus produtos. Isso é importante para definir novas ações de inbound marketing e poder direcionar melhor o conteúdo que é oferecido, de modo que ele consiga seguir as fases de atração, engajamento e conversão conforme à necessidade do cliente.
Conhecendo o público da indústria da manufatura, torna-se possível saber seus problemas, anseios e necessidades. Assim, é possível publicar conteúdos relevantes e úteis que sirvam como forma de atração e educação.
Defina os assuntos a serem abordados
Depois que a persona foi definida, o próximo passo é organizar uma planilha com os temas que ela possivelmente tem maior interesse. Não se esqueça de que o conteúdo precisa ter relação com o seu negócio e estar compatível à fase do funil em que a persona se encontra. Com o movimento atual da Indústria 4.0, é possível produzir conteúdos que gerem interesse em para um gerente de processos de unidade fabril, por exemplo.
Ou seja, o conteúdo deve impactar e sanar as dúvidas do consumidor desde o momento de atração e aprendizagem até a fase em que o cliente finalmente toma a decisão de comprar o produto ou serviço.
Escolha os canais preferidos da sua persona
Busque saber quais são os canais de distribuição do conteúdo e as mídias que mais são utilizados pela sua persona. Isso possibilita que a empresa penetre no ambiente onde está o cliente em potencial.
Dessa maneira, ela poderá compartilhar conteúdo de qualidade com o público e adotar estratégias — como nutrição de leads e automação de marketing — para ir conquistando o cliente, fazendo com que seja construído um relacionamento entre a empresa e a persona.
Isso tudo aumenta a confiança na escolha daquela marca e as chances dela ser escolhida no momento da compra. Podemos citar como exemplo: blogs e portais relacionados a indústria, envio de e-mails marketing, redes sociais — LinkedIn ou YouTube, etc.
Crie a sua estratégia
É preciso criar uma estratégia de marketing, por meio da publicação de conteúdo, que seja útil e que atinja os prospects. Assim, estude as possíveis formas de comunicação a serem adotadas e, a partir daí, coloque em prática aquela que melhor se adapta ao momento atual.
Defina os temas e o tipo do conteúdo e a forma como eles serão disponibilizados — artigos, e-books, e-mails, infográficos, vídeos, etc. Além disso, é importante obedecer uma rotina de publicações para fidelizar e atender às expectativas dos clientes.
Meça e analise os resultados
É necessário que as métricas do conteúdo compartilhado recebam um acompanhamento analítico para verificar se os seus resultados e se a tática adotada têm surtido efeitos positivos.
Essa medida é imprescindível para assegurar a eficiência da estratégia escolhida e, caso seja necessário, proceder aos ajustes e melhoramentos.
Usar estratégias de inbound marketing para manufaturas, por meio de elementos como a atração do público, o engajamento e a conversão deles em leads e clientes, podem fazer toda a diferença quando o assunto é venda de bens. Dessa maneira, é possível transformar o tráfego da página em leads e em potenciais clientes.
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(Imagens: divulgação)