O marketing de conteúdo no Brasil e mundo afora tem sido uma das estratégias mais diferenciadoras para o crescimento de empresas diversas. Porém, o que muitos não sabem é que essa abordagem já vinha sendo aplicada há muito tempo por grandes corporações em território nacional sem que essa definição ainda estivesse moldada.
Se você quer não só entender essa história, mas saber como utilizar essa ferramenta para obter melhores resultados, continue lendo e desfrute das informações que separamos a seguir.
Quando o marketing de conteúdo surgiu no Brasil?
Apesar de não existir uma data oficial do nascimento do marketing de conteúdo no Brasil, sabe-se que desde os anos 1960 grandes marcas como a Nestlé com as receitas de doce no verso do rótulo das latas de Leite Moça, já estavam oferecendo conteúdo relevante aos seus consumidores sem que isso recebesse a alcunha que conhecemos hoje.
Mais tarde, nos anos 1980, outras corporações, como a Shell, lançaram o Clube Irmão Caminhoneiro, um programa de relacionamento aos moldes do que conhecemos hoje como Costumer Relationship Manager (CRM) a fim de ouvir os anseios desse grupo e atender suas necessidades.
Ambos os exemplos reais têm a ver com conquistar o consumidor por meio de informação que agregue valor à sua vida e o traga para perto da marca. Agora, vamos falar um pouquinho sobre o presente e o futuro dessa poderosa ferramenta de marketing para você se inteirar mais. Confira.
Quais as tendências para os próximos anos?
Hoje o marketing de conteúdo já tem um recorte bem definido e é um termo usado mundialmente. Sua tendência mais forte no meio digital é a produção de conteúdo relevante por meio de blog posts que se valem de técnicas de Search Engine Optimization (SEO) — em bom português, otimização para motores de busca — que potencializam ainda mais o alcance dessas publicações.
Porém, essa noção tem se alargado cada vez mais e compreendido que tudo o que é publicado na internet é conteúdo, sendo necessário aproveitar cada postagem, para muito além de blogs, a fim de obter o máximo resultado dessa estratégia.
Com todo esse crescimento, surge também o desafio de se diferenciar em meio à concorrência e para o futuro já se fala em um novo marketing de conteúdo com um padrão mais alto de informação e que gere resultados que vão muito além das chamadas métricas de vaidade.
Que resultados as empresas estão tendo com o marketing de conteúdo?
O marketing de conteúdo aumenta, e muito, a geração de leads e, por consequência, a conquista de novos clientes e maior lucratividade. Isso porque foca em atrair o consumidor antes de querer interrompê-lo, da forma como a publicidade tradicional fazia.
Com isso, as pessoas vão até você voluntariamente e não porque estão sendo impelidas a isso. Assim, se desenvolvem relações comerciais mais saudáveis e contextualizadas com o panorama atual de empoderamento do cliente por meio do fácil acesso à informação e amplas ofertas.
Por que é importante utilizar essa estratégia o quanto antes?
Além de argumentos, temos também números para você entender de uma vez por todas o poder do marketing de conteúdo. Leia os pontos a seguir baseados nos dados das pesquisas Content Trends, edições 2017 e 2018, realizadas pela Rock Content:
- 64,4% das empresas que adotam marketing de conteúdo se consideram eficientes nas redes sociais, já 68% que não adotam se veem ineficientes;
- mais de um 1/4 dos empreendimentos que adotam essa ferramenta sabem quantos leads foram gerados mensalmente e enxergam crescimento;
- o número de leads gerados pelos adeptos desse marketing chega a ser o triplo daquelas empresas que não se valem da estratégia.
Conforme dissemos antes, mais leads podem significar mais clientes, mais clientes certamente levam a uma maior lucratividade. Subestimar o poder disso é minar seu próprio negócio. Não desperdice as chances que esse recurso oferece.
Se gostou de entender o crescimento do marketing de conteúdo no Brasil e ficou interessado em se beneficiar com essa estratégia, entre em contato conosco agora mesmo. Nossa forma de trabalhar trará os resultados que você tanto vem buscando.
(Imagens: divulgação)