Já existiu algum tweet ou post do qual você tenha se arrependido amargamente de ter escrito ou compartilhado? Faz parte de um senso comum que as pessoas tenham ética ao publicar suas mensagens ou imagens. E saiba que um deslize nesse sentido para o meio empresarial pode acabar acarretando consequências muito mais graves em função da repercussão que isso acaba tomando.
E o post de hoje irá sugerir para os setores de gestão de mídias sociais de marcas e empreendimentos o que nunca deve se fazer quando o assunto são as postagens em suas redes sociais. Acompanhe a seguir e descubra mais!
Entrar em discussões
É do comum social ter certa curiosidade e prazer em acompanhar polêmicas e discussões em posts de redes sociais. Provavelmente, a ocorrência desse fato provocará o interesse de espectadores que estarão ali a postos para julgar e criticar tudo o que for dito. Mas para as empresas que estão sob a lente de vários seguidores, se engajarem nesse tipo de fato irá atribuir reputação super negativa à sua imagem.
Portanto, entrar em uma discussão com quem quer que seja, em qualquer circunstância, mesmo que você esteja certo, trará uma repercussão extremamente negativa para a sua marca. Lembre-se que o cliente sempre será a parte vista com mais prezar por todos, independentemente do mérito envolvido ali.
Ignorar o que acontece em seu perfil
A gestão de redes sociais de muitas marcas é bastante falha nesse sentido. Para muitos clientes ou potenciais compradores, as redes sociais são os canais mais acessíveis de comunicação para tirar dúvidas, relatar algum inconveniente, ou até mesmo fazer um elogio.
É claro que na maioria dos casos é impossível gerir o que acontece no perfil das redes sociais em que a empresa está, mas é fundamental para qualquer marca que deseja cultivar uma boa imagem, oferecer um feedback para as pessoas que tomaram a iniciativa de interagir em um tempo aceitável.
Replicar a mesma mensagem em vários canais
Redes sociais diferentes exigem um tom diferente de linguagem. Diante disso, muito cuidado ao replicar conteúdo, pois inclusive os tipos de usuários são diferentes entre as variadas redes sociais. Procure aprender sobre o modo de falar, tamanho de fotos, as particularidades de cada rede e, por fim, não deixar de testar e medir os resultados para cada caso.
Cuidado com o conteúdo sem relação com seus produtos ou serviços
Embora seja tentador tratar a respeito de todos os assuntos mais quentes do momento, muitas vezes isso pode trazer uma imagem negativa para a empresa. Um dos casos mais conhecidos nos Estados Unidos nesse assunto foi o da Polícia de Nova York que passou a incentivar os usuários a utilizar uma hashtag com a sigla #NYPD.
Algumas marcas acabaram entrando no clima da campanha, e uma série de usuários acabou associando a hashtag a imagens nada agradáveis. Isso fez com que vários empreendimentos tivessem seus nomes envolvidos em verdadeiras gafes.
Postar conteúdo muito raramente
A ideia de estar em todas as redes sociais é sensacional, certo? Até que chega a hora de se pensar em gestão de redes sociais. Compreenda que para os seguidores, deixar um perfil sem atualizações é algo extremamente prejudicial para a marca, transmitindo a sensação de desleixo ou falta de profissionalismo.
Dessa forma, é importante pensar como gerir, de forma eficaz, os veículos de mídia social que a empresa possui, organizando-se para que conteúdos relevantes sejam postados com regular periodicidade.
A melhor forma de gerir suas mídias sociais
A administração correta de suas redes sociais pode aumentar consideravelmente os ganhos e reputação de sua empresa, transformando pessoas interessadas no seu serviço ou produto em clientes fiéis.
Para isso, é importante contar com uma empresa qualificada em gerir suas páginas com assertividade, de forma regular e postando conteúdo que realmente irá aumentar o engajamento com aqueles que o recebem.
E você? Como tem tratado dos perfis sociais de sua empresa? Tem colhido bons