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Jornada do cliente: como ela pode ajudar nas vendas de seu negócio?

  • junho 20, 2022

Conhecer a jornada do cliente é um fator indispensável dentro do processo de vendas em sua empresa e isso vai muito além de conhecer quem é seu consumidor e o que ele busca como solução.

Estamos falando aqui, de fato, em entender e saber como interagir a cada etapa realizada em uma compra de seu cliente, desde a descoberta até a decisão de fechar o negócio.

E para saber mais sobre isso e conferir a importância da jornada do cliente em suas estratégias, nós preparamos este post com dicas e informações relevantes sobre o tema.

Vamos conferir juntos? Então, boa leitura!

Afinal, o que é a jornada do cliente?

Basicamente, a jornada do cliente é o “caminho comum” realizado por uma pessoa ou empresa em um processo de compra.

Ou seja, são etapas que hoje todo lead costuma realizar até concluir o negócio nos meios digitais, o que engloba, por exemplo, a descoberta da solução em um site ou publicidade, o reconhecimento de suas dores e desejos, a interação com aquela solução e compra propriamente dita com a empresa.

Obviamente que toda essa jornada do cliente pode englobar abordagens e até etapas mais longas e complexas, dependendo das características e perfil do lead.

Quais são exatamente essas etapas da jornada do cliente?

Como bem destacado, as etapas da jornada do cliente podem variar conforme as especificidades da negociação, do mercado e do perfil abordado. Por exemplo, no setor B2B essa jornada tende a ser muito mais detalhada e complexa que no B2C, já que envolve outros fatores, como abordagens mais técnicas, direcionamentos estratégicos, competitividade do mercado etc.

No entanto, de uma forma geral, podemos considerar as seguintes etapas como essenciais dentro da jornada de compra de um cliente:

  • Descoberta e aprendizado – nessa etapa, o cliente tem o primeiro contato com a solução de sua empresa por um canal digital. Logo, é considerado o momento de descoberta e atração, que deve ser nutrido com informações gerais e objetivas para o interesse do lead;
  • Reconhecimento do problema – a segunda etapa da jornada do cliente visa ajudar o prospect a reconhecer suas dores e problemas;
  • Consideração da solução – feito isso, é hora de o lead associar os seus problemas com as soluções de sua empresa, as considerando como uma possível solução;
  • Decisão de compra – por fim, o cliente precisa decidir qual a solução mais adequada para seus problemas e fechar o negócio.

Qual a importância de conhecer essa jornada?

Conhecer a fundo a jornada do cliente é fator fundamental para a definição e implementação das melhores ações e estratégias de vendas em sua empresa.

Afinal, dessa forma, a sua empresa passa a ter ciência de como o lead costuma agir dentro de seu processo de compra e, assim, “criar o caminho” mais curto e objetivo para a conclusão das vendas.

Logo, isso deve estar integrado a boas campanhas de Inbound Marketing, no qual suas ações e estratégias serão definidas conforme as etapas da jornada, garantindo assim melhores resultados na atração, interação, conversão, venda e encantamento do lead.

Em resumo, essas são algumas dicas essenciais sobre a jornada do cliente e a importância de conhecer cada “passo” realizado pelo cliente, desde a descoberta de suas soluções até o fechamento do negócio.

Gostou? Quer mais dicas para suas vendas? Então, aproveite para ler também nosso próximo artigo do blog e aprenda a vender mais para leads inbound. Boa leitura!

(Imagem: divulgação)

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