O SDR é um profissional que é o responsável por lidar com a pré vendas da empresa.
A partir da sua atuação é possível aumentar os resultados e criar processos de vendas mais rápidos e eficientes.
Para isso esse profissional analisa e entra em contato com os leads para verificar se eles são do fit do negócio, qualificá-los e enviá-los para o setor de vendas.
Se você quer saber mais sobre esse profissional e se realmente vale a pena contratar um SDR para a sua equipe, continue lendo o nosso post!
O que é, exatamente, um SDR?
SDR é a forma mais comum de chamarmos o Sales Development Representative, ou, ainda, o responsável pela Pré-Venda.
Esse profissional trabalha diretamente com a análise e qualificação de todos os leads da empresa e quando identifica que ele está pronto para realizar uma compra, encaminha para o departamento de vendas.
Pode ser considerado um intermediário entre o time de marketing, que faz as prospecções do lead e a equipe de vendas que efetua as vendas da empresa.
O que esse profissional faz?
O SDR é o responsável por captar novos leads e fazer uma triagem dos que chegam na empresa de forma orgânica, assim como acompanhá-los em tempo real.
Para isso, seu trabalho se divide em analisar os leads e entrar em contato com eles.
A maior parte das empresas tem como principal canal de prospecção de leads o marketing e, em geral, a produção de conteúdo personalizado para o público.
Mas nem todos os leads tem fit com o negócio. Vamos supor que sua empresa venda um sistema de gestão para grandes mercados e criou um e-book sobre como organizar o estoque.
Há a possibilidade do dono de um pequeno e-commerce ter baixado e, consequentemente, você ter um lead sem fit.
Por isso, um dos trabalhos do SDR é verificar se todos os leads prospectados realmente são ideais para o negócio.
Isso pode ser feito a partir da análise do formulário preenchido pelo lead ou através de uma ligação e e-mail.
Nesse contato, o SDR tentará conhecer melhor o lead e coletar informações que sejam relevantes para identificar se ele tem fit com o negócio ou não.
Caso sim, através de uma conversa ele irá verificar onde o potencial cliente está na jornada de compra e qual é a melhor maneira de qualificá-lo.
Em muitos casos, o SDR também é responsável por captar novos leads, seja através de cold call ou de e-mail.
Nesses casos, esse profissional também precisa trazer contatos segmentados para que façam sentido para o time comercial.
Vale a pena contratar um SDR para minha equipe?
O SDR, ao atuar em processos de pré vendas, pode aumentar consideravelmente os resultados da sua empresa.
Mas vale ressaltar que para que ele possa fazer o seu trabalho, todo o processo comercial da empresa deve estar bem estruturado.
Um SDR não conseguirá realizar sua função se sua empresa conta com problemas de prospecção, qualificação ou setor de vendas.
Por isso, nossa dica é para apenas investir na contratação de um SDR quando todo o seu processo de vendas estiver bem estruturado e precisar ser otimizado.
Para isso, o primeiro passo é trabalhar na organização do seu negócio, criando um processo de prospecção consistente, assim como o de qualificação.
Não deixe também de focar no setor de vendas, investindo em capacitações e atualizações para que os seus colaboradores possam desempenhar suas funções com êxito.
Agora que você já sabe mais sobre a função e a importância de um SDR, que tal conhecer as melhores metodologias de vendas B2B?
(Imagens: divulgação)
Por que considerar ter um SDR na sua equipe?