A Indústria 4.0 é a quarta revolução industrial. Ou seja, é aquela que compreende tecnologias para automação e troca de dados e, por isso, conta com conceitos como Internet das Coisas e Computação em Nuvem, por exemplo.
Nesse contexto, as empresas mais visionárias se adaptam às facilidades tecnológicas e aderem ao marketing digital como uma nova forma de estar presente e prospectar novos negócios.
Quer saber como essa estratégia está relacionada à indústria 4.0? Confira este blog post!
Você sabe o que é o marketing digital?
A indústria ainda sente os efeitos do marketing tradicional, com grandes eventos e feiras que foram feitas para levar as marcas até possíveis clientes.
No entanto, esse é o momento de despertar para o marketing digital e os resultados ainda mais significativos que ele vai trazer.
Conceito
Marketing digital é o conjunto de estratégias digitais para atrair os clientes. Note que o efeito aqui é o oposto: em vez de você se esforçar para levar o seu produto aos clientes, as ações digitais atraem os clientes até você, ou seja, eles passam a buscar pelo seu produto e marca.
Como estratégias de marketing digital podemos citar:
- SEO (Search Engine Optimization) — é a utilização de um conjunto de técnicas que promovem o melhor posicionamento orgânico do seu site nas pesquisas do Google ou similares na internet;
- SEM (Search Engine Marketing) — é o uso de técnicas que vão colocar seus anúncios pagos em evidência para as buscas relacionadas aos seus produtos ou serviços;
- inbound marketing — é o conjunto de ações que vai promover a autoridade da sua marca, a atração de clientes até o seu produto. Também vai proporcionar mais oportunidades de conversão e melhor posicionamento nas pesquisas na internet;
- redes sociais — local virtual em que é possível organizar a divulgação de seus produtos, conteúdos e se comunicar diretamente com os interessados. Por meio das redes sociais (Instagram e Facebook, por exemplo) também é possível promover posts e anúncios.
Toda essa engrenagem vai funcionar para que os clientes sejam atraídos para o seu negócio.
Funcionamento
Todas as estratégias são intercaladas: a publicação dos conteúdos, seus direcionamentos e a divulgação e relacionamento pelas redes sociais. Assim, você vai atrair o cliente ainda no momento em que ele não identificou que precisa de algo, induzi-lo à necessidade de ter o seu produto até o momento da decisão de compra.
Durante esse processo, sua empresa agrega conhecimento e empodera o cliente, que já vai ser direcionado à equipe de vendas decidido, além de diminuir as desistências.
Qual é a influência do marketing digital para a indústria 4.0?
Esse novo modelo de indústria pode ser considerado a quarta revolução industrial. A transformação digital está fazendo com que processos de produção sejam aperfeiçoados, tornando-os mais ágeis, econômicos e sustentáveis.
Os pilares da indústria 4.0 são:
- Internet of Things (internet das coisas) — em que equipamentos e máquinas podem ser monitorados via computadores;
- Big Data Analytcs (análise de extenso banco de dados) — em que os dados de produção, equipamentos, máquinas, atendimentos e outros podem ser analisados a fundo, melhorando o processo de produção e atendimento;
- segurança dos sistemas de informação — coisa que a tecnologia sabe garantir bem!
Toda essa transformação digital que está acontecendo na sua indústria precisa ser comunicada aos clientes. Somente assim eles saberão que seu modo de produção é mais tecnológico, eficiente e satisfatório.
Os clientes precisam se sentir atraídos pela sua qualidade de produção. É assim que o marketing digital vai ajudar: disseminando as novidades e diferenciais ao seu público.
Como aplicar na industria 4.0?
Você precisará conhecer bem o seu cliente para entender quais seriam os gatilhos que mais vão atraí-lo. E também a forma de chegar até eles: vídeos, podcasts ou redação? Redes sociais ou blog?
No mais, aplique as estratégias de SEO e SEM no site e utilização de ferramentas que vão ajudar você a medir o sucesso de suas estratégias: Google Analytcs, SEM Rush, Google Adwords, funil de marketing, entre outros.
Quer saber mais sobre o marketing digital para a sua industria 4.0? A gente tem mais conteúdo relevante em nosso blog! Assine a newsletter!
(Imagens: divulgação)